Quase 10 mil potiguares têm solicitações de benefícios pendentes
há mais 45 dias no INSS
Mais de 4 mil pessoas com deficiência aguardam liberação de benefício assistencial no estado.
INSS em Natal — Foto: Sindprevs-RN
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 9,8 mil pedidos
de benefícios previdenciários pendentes há mais de 45 dias no
Rio Grande do Norte, segundo dados informados a pedido do
G1 nesta terça-feira (21). O benefício com maior fila de espera
é o assistencial dado a pessoas com deficiência, que tem mais
de 4.086 mil potiguares na lista.
O prazo de 45 dias é o prazo para que o INSS comece a pagar
o benefício, após o usuário dar entrada na solicitação. Em todo
o país, até o início da semana passada, cerca de 2 milhões de
pessoas estavam na espera mesmo após esse prazo. Na maior
parte dos casos, o atraso ocorre devido a problemas no sistema
de análise da própria previdência.
No Rio Grande do Norte, a maior parte dos pedidos é por auxílio
a pessoas com deficiência. O segundo maior grupo é dos que
querem se aposentar por idade (2.176). O salário-maternidade
vem em seguida, com 1.531 mulheres na fila, além dos
trabalhadores que querem se aposentar por tempo de
contribuição (911), dos pedidos de pensão por morte (591),
do benefício assistencial ao idoso (523) e auxílio-reclusão (23).
Na semana passada, o Governo Federal reconheceu o problema
e anunciou medidas para reduzir a fila de espera. Entre elas,
está a previsão de convocação de militares da reserva para o
atendimento no órgão. No entanto, a situação só deverá se
normalizar em setembro, de acordo com a previsão do
próprio poder Executivo nacional.
Em 2019, MPF pediu contratação
de servidores
Em agosto do ano passado, o Ministério Público Federal
determinando que fossem contratados de forma temporária,
em até 45 dias, funcionários em número suficiente para atender
às demandas acumuladas há mais de 60 dias no instituto. Além
do recrutamento de mão de obra temporária, o MPF pediu que
fosse realizado concurso para provimento de cargos efetivos
vagos. Além disso, o INSS deveria informar mensalmente o
tempo de análise dos pedidos recebidos.
Fonte: G1 rn
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