Emparn prevê volume de chuvas ‘acima do normal’ no outono do RN

 

Foto: Reprodução

O verão, estação mais quente do ano se encerra na noite desta segunda-feira (20), quando entra no hemisfério sul o outono, por volta das 18h25. A temperatura, no entanto, deve se manter estável no Rio Grande do Norte na nova estação.


A análise é do departamento de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).


Segundo o chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn, Gimar Bristot, “as características do outono não apresentarão grandes variabilidades no que diz respeito à temperatura do ar e a ocorrência de chuvas no estado”.


Segundo ele, há a tendência ainda de ocorrência de boas chuvas neste período em 2023.


“Nessa estação ocorrem boas chuvas e a previsão é de volumes de normal a acima do normal devido às condições termodinâmicas atuais apresentadas pelos oceanos”, explicou o meteorologista.


Mesmo com alteração das estações, a tendência de pronlongamento do período chuvoso é até o mês de maio.


A Emparn avalia o cenário para o trimestre através do sistema de monitoramento. E a previsão, em relação à temperatura, é de estabilidade em comparação com o verão.


“O comportamento da temperatura será próximo da normalidade, pois não havendo bloqueios atmosféricos significativos, as temperaturas não apresentaram mudanças significativas”, reforçou Bistrot.


Verão

Durante o verão, diversas cidades do Rio Grande do Norte registraram chuvas com volumes de normal a acima do normal, inclusive com precipitações acima dos 100 milímetros.


No último fim de semana do verão foram registradas chuvas fortes em todas as regiões do estado.


Os maiores volumes foram em João Câmara (197,1mm), no Agreste; Timbaúba dos Batistas (139,8mm), na Região Central; Olho D’água dos Borges (127,6mm), no Oeste; e Parnamirim (102,8mm), na Região Leste.


Os dados contabilizam as chuvas no período entre 9h15 da sexta-feira (17) até o mesmo horário desta segunda-feira (20).


Temperaturas da semana

As temperaturas para esta semana deverão variar entre 22°C, nas madrugadas e 34°C, durante as tardes no litoral potiguar. No interior, os termômetros devem variar entre 20°C e 38°C.


Para o restante do mês de março, a tendência é que a temperatura fique na média de 26,1C; em abril, 25,7°C ; maio, 25,2°C e junho, 24,4°C, quando começa o Inverno, a partir do dia 21.


g1

Comentários