Virose da mosca: Saiba o que é e cuidados simples que ajudam a prevenir

 


Foto: Pixabay

A “virose da mosca” é o nome popular dado a um grupo de doenças diarreicas agudas (DDAs) que causam gastroenterites, inflamações no estômago e no intestino. Os sintomas incluem diarreia, febre, dor abdominal, vômitos, desidratação e, em alguns casos, sangue ou muco nas fezes. Essas doenças são causadas por vírus, bactérias e protozoários presentes na água e nos alimentos contaminados.

A mosca é um dos principais transmissores desses micro-organismos. Esses insetos reviram lixo e fezes em busca de comida e podem ficar com parasitas infecciosos grudados em suas patinhas, que são transportados para dentro de casa, contaminando os alimentos e a água. As moscas proliferam mais rápido em épocas chuvosas e de alta temperatura, o que pode aumentar o número de casos de virose.

Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 5 milhões de casos de DDAs foram registrados em 2022, um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e março de 2023, outras 1,3 milhão de notificações foram incluídas no sistema do governo federal. O Sudeste e o Nordeste são as regiões brasileiras com o maior número de casos, levando as secretarias de saúde a divulgarem alertas à população com dicas de prevenção e tratamento.

O tratamento da virose da mosca depende da causa da doença e da gravidade dos sintomas. Em casos leves, repouso, hidratação e uma alimentação leve e balanceada podem ajudar a pessoa a se recuperar em dois ou três dias. O soro caseiro é uma ferramenta eficaz para lidar com a doença, especialmente em casos leves.

Em casos mais graves, a virose da mosca pode evoluir para um quadro de desidratação, principalmente em crianças e idosos. O acompanhamento médico é essencial nesses casos e o uso de antibióticos pode ser necessário em casos de disenteria.

A prevenção é fundamental para evitar a contaminação por viroses transmitidas por moscas. Medidas simples, como manter as mãos limpas, lavar frutas e verduras, desinfetar utensílios e recipientes usados na preparação de alimentos, manter o ambiente limpo e os alimentos em recipientes fechados, e manter o lixo com a tampa fechada, podem afastar os micro-organismos transmissores da doença e as moscas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 220 milhões de crianças são afetadas pelas doenças diarreicas todos os anos no mundo, sendo a enfermidade uma das principais causas de morte em crianças menores de 5 anos, mesmo sendo evitável e tratável. Por isso, a prevenção e o tratamento adequado são essenciais para a saúde pública.

*Com informações Drauzio Varela | Uol


Comentários