RANKING ESPANHOL APONTA UFRN COMO A 2ª MELHOR UNIVERSIDADE DO NORDESTE, A 13ª DO PAÍS E A 21ª DA AMÉRICA LATINA.

 


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a 2ª melhor universidade do Nordeste, ficando atrás apenas da federal de Pernambuco (UFPE), segundo o ranking da Webometrics Ranking of World Universities, estudo espanhol que avaliou mais de 31 mil instituições em 200 países. A proposta do levantamento é promover as publicações das universidades na internet, facilitando o acesso a pesquisas científicas e visibilidade das universidades.

A UFRN também aparece como a 13ª melhor universidade do país e a 21ª melhor classificada na América Latina. Nessa avaliação de 2023, dentre as universidades federais, a UFRN foi considerada a 8ª mais bem colocada do país e a 13ª dentre as instituições de ensino superior. Já no ranking mundial, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte alcançou a posição 741.

Dentre os critérios avaliados para a elaboração do ranking, está a visibilidade das produções (impacto do conteúdo na internet), a excelência (principais artigos citados) e a transparência ou abertura (principais pesquisadores citados). O ranking foi criado pela Cybermetrics Lab, grupo do Conselho Superior de Investigações Científicas, que é considerado o maior órgão público de pesquisa da Espanha.

Saiba Mais

Comentários