“Efetivo da Força Nacional no RN pode chegar a 500”, diz ministro da Justiça

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta quarta-feira (15/3) que o efetivo federal enviado ao Rio Grande do Norte pode superar os 500 agentes. Mais de 200 policiais desembarcaram no estado na madrugada desta quarta-feira (15/3) para conter os ataques. A governadora Fátima Bezerra (PT), que estava em Brasília solicitando apoio federal, também desembarcou com parte do efetivo.


Desde a madrugada de terça-feira (14/3), uma forte onda de violência assola o estado. Prédios públicos, comércios e veículos foram alvo de ataques a tiros e incêndios.


A previsão inicial é de envio de 220 profissionais de segurança, entre a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e a Força de Intervenção Penitenciária, que vai fazer um trabalho específico na região.


Dino disse que haverá outras ações “na medida em que for necessário”. “Ontem já fizemos transferências e se continuar esse clima de conflagração, claro que nós vamos aumentar o efetivo, não há limite. Nós destinamos inicialmente 220 policiais da Força Nacional e da Força Penitenciária para lá, podendo chegar a 300, 400, 500, na medida em que isso seja necessário”.


O titular da pasta falou com a imprensa após lançamento do novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula (PT).


Segundo o último balanço da Polícia Militar, 37 pessoas foram presas desde o início dos ataques. O vandalismo foi motivado por “regalias” negadas a presos do estado.


Na madrugada desta quarta, quatro ônibus de turismo que estavam na garagem de uma empresa foram incendiados e ficaram completamente destruídos. Além disso, criminosos quebraram uma porta de vidro e jogaram um coquetel molotov numa loja de motos na Avenida Nevaldo Rocha, em Natal, uma das principais vias da cidade.


Na tarde desta quarta-feira, os ataques seguem na grande Natal. 


Metrópoles 

Comentários