Política Alckmin e Haddad reconhecem importância do Porto-Indústria Verde para o RN e garantem apoio para obra


Foto: Divulgação.

A governadora Fátima Bezerra (PT) foi recebida pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Fernando Haddad na quarta-feira (17), em Brasília. Na pauta da reunião estava a busca por parceria para viabilização da construção do Porto-Indústria Verde, com estudo técnico feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apontando Caiçara do Norte enquanto localização mais viável no estado potiguar. O pleito foi atendido pelos representantes do governo federal.

Alckmin reconheceu a importância do porto para a economia do país, especialmente no contexto de um empreendimento a ser viabilizado através de Parceria Público-Privada (PPP). Ele ainda chegou a chamar o ministro Fernando Haddad (Fazenda), com quem Fátima Bezerra esteve horas antes para apresentar o projeto. Haddad reforçou que vai defender internamente por considerar a importância desse equipamento não apenas ao estado, mas à logística de transporte de cargas e na área de energias renováveis.

A agenda dessa quarta-feira com o vice-presidente e ministro faz parte de uma série de compromissos oficiais que Fátima Bezerra cumpre em Brasília desde a terça-feira (16), em diferentes ministérios, na busca por novos investimentos e retomada de projetos e obras para o Rio Grande do Norte.

O Porto-Indústria Verde vem sendo tratado também fora do país, na busca por propensos investidores. Em abril deste ano, Fátima Bezerra apresentou o projeto à maior empresa construtora de portos e aeroportos no mundo — a chinesa CCCC – China Communications Construction Company, em agenda oficial na China. Na quarta-feira, 17, a governadora e equipe técnica do Governo do Estado apresentaram o projeto ao embaixador Zhu Qingqiao e o Ministro da Embaixada da China, Jin Hongjun, que vai acompanhar os projetos apresentados pelo estado.

O Porto-Indústria Verde é considerado um equipamento estratégico para a região, com potencial para gerar 25 mil empregos logo no início de sua operação. A iniciativa tem como objetivo estabelecer uma base de produção de equipamentos e energias renováveis no mar, além de exportar hidrogênio e amônia verde.

Comentários